Meu nome é Maria Regina S. Vergueiro. Tenho mais de 65 anos. Sou formada em Língua e Literatura pela Universidade Católica de São Paulo, Especialista em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e em Educação Continuada e a Distância, pela Universidade de Brasília. Possuo, ainda, toda uma formação complementar nas áreas acima, obtidas com cursos de atualização e aperfeiçoamento em universidades e instituições de treinamento e capacitação.
Trabalhei na Universidade Católica de Brasília por dois anos, numa Comissão de Assuntos Acadêmicos. Lecionei por dois anos em estabelecimentos de ensino de primeiro e segundo graus. Trabalhei até me aposentar, por quase vinte e cinco anos, no Ministério da Educação, em Brasília. Lá atuei nas áreas de Planejamento Educacional, de Gestão e Desenvolvimento de Projetos, de Supervisão e Avaliação Educacional e de Educação a Distância.
O meu interesse pelo tema “Envelhecimento” é pessoal. Não tenho formação na área. Nem desenvolvi qualquer pesquisa sobre o tema ou realizei algum trabalho com pessoas que estão envelhecendo. Comecei a envelhecer e me senti incomodada, sem chão. Aí quis saber como outras pessoas estavam envelhecendo e enfrentando esse momento da vida; o que fazer para passar por esse estágio e reinventar minha vida.
Tudo que tenho aprendido é fruto de leitura, das buscas na Internet, do contato com blogs, vídeos, sites que tratam sobre o assunto, sejam os responsáveis, especialistas ou não. E, por último, do que percebo a respeito do meu próprio envelhecimento.